Cuautitlán (México) 2

Cuautitlán (México)

Cuautitlán (em nahuatl: cuauhtlitlan, ‘lugar entre as árvores’)? 125 municípios do Estado de México. Limita-se ao norte com os municípios de Teoloyucan e Manuel, ao oeste com Tepotzotlán e Cuautitlán Izcalli, ao sul com Tultitlán, e ao leste com Tultepec, Melchor Ocampo e Nextlalpan. Por tua proximidade com a Cidade do México, o município foi integrado da Região Metropolitana do Vale do México. O nome de Cuautitlán vem do náhuatl e identificou a esta população desde há séculos.

Esse nome é composto das raízes cuahuitl “árvore”, e de tlan, que se junta a um substantivo, a partir da partícula ligadura de ti. 122. Portanto, Cuautitlán podes ser traduzido como “ambiente junto ou perto das árvores”, ou de forma muito livre, como “lugar onde há árvores”. Matrícula de tributos, onde olha para a esquerda. O glifo está formado por uma árvore com seus galhos, as folhas e suas raízes; o tronco acha-se uma boca aberta com dentes e uma faixa diagonal.

  • Um Pastor holandês
  • Doces de Milho(Carmel Corn)
  • Comida para furões
  • Penso Veterinário Virbac Vetcomplex Gatos
  • 10 Links externos

Os dentes (tlantli) realizam referência a sílaba tlan e são um exemplo do valor fonológico que ficaram com alguns elementos da escrita pré-hispânica. O tronco está colado um rosto que tem pintadas faixas pretas verticais, e leva um cocar adornado por dois eixos e seus respectivos objetos para fiar algodão. Na fala contemporânea do espanhol mexicano, o nome nahuatl Cuautitlan é pronunciado como uma palavra aguda, isto é, uma frase onde a sílaba tônica é a última sílaba (/kwaw ti tlan/).

Por esta pronúncia, o nome se escreve com acento agudo pela vogal da última sílaba, à moda ortográfica portuguesa, ou melhor, . 6, e Cuauhtitlan se pronunciaría, originalmente, como uma expressão complicado, ou melhor, /kwaw ‘ti tlan/. Com esta pronúncia, e seguindo convenções ortográficas espanholas, a correta escrita do nome seria , sem o acento ortográfico.

Estudiosos do nahuatl, promoveu-se retome a pronúncia correta dessa frase, porém ainda não foram bem estas transformações. Atualmente Cuautitlán, neste instante não faz jus ao seu nome, visto que o avanço da indústria e a extenso imigração para a atribuição da urbanização e, conseqüentemente, a devastação ecológica. Cabe sublinhar que, de modo popular, o município é denominado como Cuautitlán México ou Cuautitlán de Romero Rubio com o propósito de diferenciá-lo de Cuautitlán Izcalli (formado pela década de setenta, com território de Cuautitlán), teu vizinho ocidental.

Cuautitlán de Romero Rubio é uma denominação retomada de um velho distrito mexiquense desenvolvido em trinta de abril de 1890, integrado pelos municípios de Cuautitlán, Melchor Ocampo, Teoloyucan, Tultepec, Coacalco de Berriozábal e como cabeçalho o município de Tultitlán. Nenhuma das duas denominações conhecidos é oficial. Acredita-Se que Cuautitlán foi fundado por grupos Chichimecas, e entende-se que foi conquistado por os nahuas da Tríplice Aliança, formando divisão de uma das 7 províncias que tributaban a Tlacopan.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima