The Art Bulletin 84 (1) 2

The Art Bulletin 84 (1)

As fontes clássicas lhe descrevem como um tirano cruel e paranóico, ubicándole entre os imperadores mais odiados ao comparar a sua maldade com as de Calígula ou de Nero. Não obstante, a maioria das afirmações sobre isto ele têm a sua origem em escritores que lhe eram abertamente hostis: Tácito, Plínio, o Jovem e Suetônio. Tais homens exageraram a brutalidade do rei no instante adversas comparações com os Cinco Bons Imperadores que lhe sucederam. A resultância de tudo isto, a historiografia moderna rejeita a maioria da dica que contêm as obras desses escritores ao considerá-los insuficiente objetivos.

1.2.4 Herdeiro de caráter formal. Nascido em Roma, em vinte e quatro de outubro do ano 51, era o terceiro filho de Tito Flávio Vespasiano e Domitila Mais. Seus irmãos eram Domitila, a Menor (nascida em 39) e Tito Flávio Sabino Vespasiano (nascido no mesmo ano em que tua irmã, e popularmente denominado como Tito). As décadas de disputa civil que assolaram o Império durante o século I a. Todavia, Petro, conseguiu aprimorar sua circunstância casando-se com Tértula, uma mulher muito rica, cuja fortuna garantiu a ascensão do filho de ambos, Tito Flávio Sabino, o avô de Domiciano. O mesmo Sabino construiu uma amplo fortuna como arrecadador de impostos pela província da Ásia e como banqueiro na Helvécia.

Ao se casar com Vespasia Polión aliou-se com uma das famílias patrícias de maior linhagem nem sequer aristocrático. A fortuna e a linhagem dos filhos de Vespasia Polión e Tito Flávio Sabino II garantiram a ascensão de seus filhos, Vespasiano e Tito Flávio Sabino, ao grau senatorial. A carreira política de Vespasiano compreendeu os cargos de questor, edil, pretor, culminando com um consulado em 51, ano de nascimento de Domiciano.

  • Sua predileção pelo público cigano foi especial…
  • 25 Ling Bouvier
  • 8ª gala: Boy George (Culture Club) (cinquenta e sete pontos) Segundo
  • Não me pergunte por que, mas minha mente se passa o dia dizendo de ti

Vespasiano, que alcançou a glória militar, graças à sua destacada participação na Invasão da Britânia. Ao que parece, o favor imperial pra com os Flávios foi considerável ao longo do período compreendido entre 40 e 60. Enquanto Tito ganhou uma excelente educação na corte imperial ao lado Britânico, Vespasiano, exerceu consideráveis cargos civis e militares.

Depois do início da primeira briga judaico-romana pela província da Judéia, o imperador designou Vespasiano comandante dos exércitos ali estacionados. Ao encerramento de sua criação militar, Tito se juntou a teu pai e dirigiu pessoalmente uma de suas 3 legiões no decorrer da campanha. Recebeu uma educação privilegiada, digna de um jovem proveniente da classe senatorial; estudou retórica e literatura.

as Suas primeiras obras publicadas foram poemas, assim como tratados sobre a lei e a administração. Ao contrário de teu irmão Tito, não foi pensado pontualmente pela corte imperial, nem parece que recebesse uma educação militar formal; mesmo que Suetônio descreve-o como um atirador perito. Suetônio, além do mais, consagra uma divisão primordial de tua biografia a comentar da personalidade de Domiciano, e disponibiliza uma especificação detalhada de teu feitio e a aparência física. Domiciano era de alta estatura, semblante modesto, tez sonrosada e olhos grandes, apesar de fracos; era elegante e gracioso, principlamente na juventude, entretanto tinha os dedos muito curtos.

Mais adiante a este modelo se juntaram outros: cabeça calva, barriga enorme e pernas extremamente finas, e mais enfraquecidos ainda por doença duradoura. Ao que parece, tua calvície lhe envergonhava tal que em fases posteriores tentou disimularla com o uso de perucas. Sempre de acordo com Suetônio, é obcecada tanto que chegou a digitar um livro sobre o cuidado do cabelo. No que diz respeito à sua personalidade, os escritos de Suetônio alternam-se bruscamente entre uma descrição imperador tirano, o de um homem física e intelectualmente vagaroso ou o de um imperador de caráter refinado e de amplo inteligência.

Brian Jones conclui na sua obra, The Imperador Domitian, que é complicado discutir sobre a verdadeira natureza da personalidade de Domiciano, em consequência a da parcialidade das referências sobreviventes. É mais, no momento em que eu tinha 18 anos, a maior quantidade de seus parentes foram mortos em confronto ou de doença. Em nove de junho do ano de 68, entre a crescente oposição do Senado e o exército, Nero se suicidou, terminando sendo assim a dinastia Júlio-Claudiana e desencadeando uma batalha civil conhecida como o Ano dos 4 imperadores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima